"PELA SAÚDE E SORRISO DE CRIANÇA ESPECIAIS“
Quanto mais cedo o fissurado receber assistência, melhores serão os resultados.
HISTÓRICO DA APPDF
A Associação Pontagrossense de Portadores de Deformidades Faciais é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que foi fundada em 15 de junho de 1993, com objetivo de instituir e coordenar amplos serviços nas áreas: social, pedagógica e de saúde , voltada para a reabilitação dos portador de fissura lábio palatal. Tal objetivo surgiu da necessidade de se prestar atendimento especializado ao grande número de portadores de deformidades faciais oriundos de Ponta Grossa e região circunvizinha, que engloba a 3ª regional de Saúde.
A iniciativa surgiu de alguns pais de portadores de fissura lábio palatal e do corpo clínico do Hospital Bom Jesus, principalmente na pessoa da Irmã Matildes Gaiovis que desde 1984 vinha desenvolvendo o Projeto de Implantação de Atendimento para portadores de fissura lábio palatal.
A APPDF é mantenedora do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Lesão Lábio Palatal Professora Raquel Sarraf Masini, que tem por finalidade a reabilitação, promoção social e apoio pedagógico do portador de lesão lábio palatal a partir de 0 (zero) anos até a terceira idade.
Em nosso Centro, oferecemos atendimentos nos setores de Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia , Pedagogia e Serviço Social.
Atualmente prestamos atendimento a mais de 400 ( quatrocentos ) pacientes cadastrados, número esse que aumenta anualmete.
A APPDF é registrada no CNAS ( Conselho Nacional de Assistência Social), Sob o número 44.006.001.160/96-34, como também é declarada de Utilidade Pública Municipal pelo registro n°5155 e Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 0000012497 de 1999. CNPJ 73.672.800/0001-22. Mantém convênio de Amparo técnico e financeiro com a Secretaria de Estado da Educação - Departamento de Educação Especial - SEED/DEE, com a Secretaria Municipal de Educação e com a Fundação Municipal de Saúde.
Os pacientes Portadores de fissura lábio palatal são encaminhados para cirurgias de correção, para o CAIF ( Centro de Atendimento Integral ao Fissurado) em Curitiba ou para o Centrinho de Bauru- SP, necessitando estar gozando de plena saúde. Para tanto, são necessários exames de puericultura e consultas pediátricas periódicas. Não havendo custo nenhum para a família, pois o tratamento é coberto completamente pelo SUS, com amparo legal garantindo o transporte dos pacientes de forma gratuita, quando o paciente não apresenta recursos para o custeio das passagens.
Temos como pensamento que norteia nossas ações que:
“ Conviver com pessoas fissuradas é um privilégio,
Pois além de descobrirmos como são maravilhosas
Temos a oportunidade de nos conscientizarmos
De nossas próprias fissuras, aquelas que
Não podem ser reparadas com nenhuma cirurgia...”
(Gunther)
CONTEXTO ATUAL DA ENTIDADE
Nossa entidade atende já a 27 anos, na região de Ponta Grossa, tendo como clientela específica portadores de lesão lábio palatal. Nossos pacientes são atendidos desde seu nascimento até o término de seu tratamento em nossa entidade. Realizando as cirurgias de correção no CAIF em Curitiba ou no Centrinho de Bauru (SP), sendo nossa missão principal a reabilitação após as cirurgias de correção.
Para isso contamos com uma equipe técnica composta por: Dentista, Fonoaudióloga, Psicóloga, Pedagoga, Professoras e Assistente Social.
Atualmente nos encontramos em nossa sede própria, localizada na rua João Adamowicz, s/nº quadra 05 Jardim Gianna II.
Nosso terreno foi concedido pela Prefeitura Municipal, onde com Projetos junto a Prefeitura, Receita Federal, Conselho Municipal de Assistência Social, Eventos como chás Beneficentes, colaborações através de carnês dos sócios, jantares, apresentação e divulgação da entidade no Selo Social, onde encontramos vários parceiros que nos auxiliaram no início de nossa construção. A sede está constantemente em reformas, pois ainda há muito o que adaptar na construção para o seu término total.
Temos consciência que a realização deste projeto deve ser alicerçada com a união de todos os parceiros colaboradores, funcionários da entidade, Diretoria da Associação e famílias atendidas.
Em fim, é um projeto que necessita ser abraçado e alavancado por várias mãos parceiras. Pois independente das condições de trabalho que hoje nos encontramos, temos uma equipe técnica de excelente qualidade, que realiza os atendimentos com todo carinho e dedicação, por paixão a causa do portador de lesão lábio palatal. Temos consciência de nossa responsabilidade junto à comunidade, haja visto que o número de nascimentos de pacientes vêm aumentando a cada ano. E por comprometimento de toda a equipe temos um índice de mortalidade infantil zero, para os nascidos com lesão lábio palatal de nossa região.